
Caldeiras
Uma caldeira é o aparelho utilizado quando se pretende ter instalado um sistema de aquecimento central numa habitação.
O mesmo equipamento permite aquecer a casa e ter água quente para o duche ou para as tarefas da cozinha.
Um sistema de aquecimento central é composto por:
- Uma caldeira destinada ao aquecimento de águas;
- Uma rede de tubos para circulação da água;
- Radiadores e toalheiros destinados ao aquecimento do ar ambiente;
- Depósitos de acumulação (opcional);
- Reguladores e programadores.
Existem diferentes tipos de caldeiras: caldeiras murais a gás; caldeiras de chão a gás, a gasóleo, a lenha; caldeiras de condensação, etc.
Caldeiras de Condensação
Num sistema de aquecimento central, as caldeiras de condensação são a forma mais eficaz energeticamente de produzir água quente e aquecer a gás.
O conceito de condensação é muito simples: ao contrário das caldeiras convencionais que permitem que os gases de combustão possam sair livremente para a atmosfera, as caldeiras de condensação aproveitam este calor transmitindo-o ao circuito de água quente sanitária ou ao de aquecimento.
A condensação não só aumenta significativamente a eficiência da caldeira, como também reduz as emissões de gases para a atmosfera, contribuindo para combater as mudanças climáticas e o aquecimento global do planeta.
Uma caldeira de alta eficiência energética é um excelente investimento na hora de escolher um novo sistema de aquecimento e água quente sanitária. Dependendo do sistema pode-se chegar a poupar até 30% na fatura do gás.
As caldeiras de condensação são a melhor opção para combinar com os coletores solares térmicos que pré-aquecem a água do circuito; este sistema permite poupar mais de metade da energia comparativamente com as caldeiras convencionais.