Solar Térmico
O Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) veio estabelecer requisitos de qualidade para os novos edifícios de habitação e de pequenos serviços sem sistemas de climatização.
Este regulamento impõe ainda limites aos consumos energéticos da habitação para climatização e produção de águas quentes, num claro incentivo à utilização de sistemas eficientes e de fontes energéticas com menor impacto em termos de consumo de energia primária.
A nova legislação determina também a obrigatoriedade da instalação de coletores solares e valoriza a utilização de outras fontes de energia renovável na determinação do desempenho energético do edifício.
A energia solar é gratuita e abundante em Portugal.
Com soluções solares térmicas, esta energia pode ser aproveitada para diversas aplicações: aquecimento de águas sanitárias, de piscinas particulares e públicas, ou dar apoio a sistemas de aquecimento central.
As soluções solares térmicas são muito eficientes
A utilização de soluções solares térmicas permite o aproveitamento eficiente e de forme gratuita da energia solar, convertendo-a em calor e, consequentemente, contribuindo para a redução de custos.
Permitem uma significativa poupança: até 70% no aquecimento de águas sanitárias.
Como funcionam?
São compostas, basicamente, por um ou mais coletores que captam a energia do sol, e um depósito que armazena a água quente para uso posterior.
Existem dois tipos principais de sistemas solares:
• Sistemas Compactos por termossifão
São compostos por um coletor e um depósito situado na parte superior do coletor.
Solução mais económica, de fácil instalação e ideal para espaços reduzidos
Estes sistemas são normalmente destinados a moradias unifamiliares.
• Sistemas por circulação forçada
Sistema composto por um conjunto de equipamentos: coletores, depósito, grupo de circulação, etc.
São ideais para aplicações individuais e coletivas tais como: habitação (unifamiliares e coletivas), serviços (lares restaurantes, hotéis, etc.) e industria.
Estes sistemas são mais complexos, proporcionando um elevado nível de conforto e uma excelente integração arquitetónica.
Para uma solução completa, os sistemas solares necessitam sempre de um equipamento de apoio (esquentadores, caldeiras e termoacumuladores) e complementos para a área de aquecimento.
Estes aparelhos só entram em funcionamento quando a temperatura da água fornecida pelo sistema solar não é suficiente para atingir a temperatura de conforto selecionada pelo utilizador.
Existe um sistema adaptado à eficiência energética de cada instalação. Com a utilização de energias renováveis poderá melhorar a classificação energética da sua casa.
Qualquer aparelho deverá ser sempre instalado por um técnico credenciado que, de acordo com as especificidades de cada habitação, poderá aconselhar qual o equipamento mais adequado.