
A Bosch no Mundo
A 15 de novembro de 1886 na cidade de Stuttgart, Alemanha, Robert Bosch, um hábil inventor, abriu a sua oficina de engenharia elétrica e precisão.
Era o início de um dos maiores grupos privados do planeta. Inicialmente a empresa era apenas uma pequena oficina de consertos e recuperação de aparelhos elétricos e mecânicos. Apesar disso, no ano seguinte, construiu a primeira ignição magnética por encomenda de um produtor de máquinas. No mesmo ano testou-a num triciclo.
Aliás, o inventor que daria uma contribuição decisiva para o desenvolvimento do automóvel, era um grande fã da bicicleta, que usava para atender melhor e mais rapidamente os seus clientes levando desta forma os seus produtos para amostra.
Dez anos depois a ignição magnética foi testada pela primeira vez em automóveis.
Foi só em 1901 que Bosch pôde comprar um prédio em Stuttgart onde abriu a sua primeira fábrica, com 45 funcionários. Após o desenvolvimento da ignição com alta tensão em 1902, o mecanismo difundiu-se mundialmente com grande velocidade.
No ano seguinte desenvolveu a ignição magnética de alta voltagem.
Em 1904, Camille Jenatzy venceu uma corrida na Irlanda com seu Mercedez-Benz equipado com uma ignição magnética BOSCH de baixa voltagem, dando início a uma estrita relação da BOSCH com as corridas automobilísticas. Foi neste mesmo ano que a empresa produziu o seu primeiro produto para uso doméstico: o aspirador de pó.
Em 1906, veio a primeira representação nos Estados Unidos (Nova York) da BOSCH Magneto Company.
A primeira fábrica da BOSCH foi inaugurada na cidade de Springfield, estado americano de Massachusetts, no ano de 1910.
Pouco depois, em 1913, a BOSCH foi o fornecedor da indústria automobilística a produzir um sistema elétrico completo, com ignição, velas, faróis, dínamo e circuito regulador.
Na década de 20 a BOSCH inicia um forte período de expansão pela Europa e inaugura muitas subsidiárias.
No início da década de 30 a BOSCH surpreendeu os consumidores ao introduzir o primeiro refrigerador doméstico, ingressando assim no mercado de utensílios domésticos.
O fundador da empresa morreu em 12 de março de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial.
No início da década de 50, a empresa Gutbrod introduziu um automóvel de pequeno porte no mercado europeu, sendo o primeiro equipado com injeção de combustível produzido pela BOSCH.
Nos anos seguintes a BOSCH ampliou a sua linha de produtos de eletrodomésticos com o lançamento do Neuzeit (1952), antecessor dos atuais processadores de comida; do primeiro Freezer (1956); da máquina de lavar (1958); da máquina de lavar louça (1964); e da máquina de lavar e secar em uma única peça (1967).
Em 1997, a BOSCH adquiriu a empresa americana Skil, produtora de ferramentas elétricas.
Atualmente, o Grupo BOSCH é uma das maiores corporações industriais privadas do mundo, com 280.000 empregados, 290 fábricas espalhadas por 50 países e vendas anuais acima de €45 bilhões.
Está presente em 150 países e é a terceira maior produtora de eletrodomésticos do mundo.