Responsabilidade social e Preocupação Ambiental
Atualmente, a responsabilidade social da Bosch materializa-se também na relação com os seus colaboradores, com o sistema educativo, com as autoridades, com os consumidores e com a sociedade em geral, sendo promotora de iniciativas visando induzir comportamentos e ações importantes para o seu desenvolvimento, mas que a sociedade ainda não reconhece como tal, e na ausência de apoio ou de iniciativa dos poderes constituídos.
Nas localidades onde estão instaladas as suas operações industriais em Portugal, a Bosch é o maior empregador.
Os técnicos destas empresas são maioritariamente recrutados nas universidades e politécnicos locais e usadas as competências destas instituições no desenvolvimento de produtos e processos.
A Bosch está em permanente contato e tem acordos com várias universidades, para a seleção e recrutamento dos seus melhores alunos, proporcionando-lhes estágios profissionais.
Os seus quadros mais qualificados lecionam em universidades e institutos politécnicos matérias da sua especialidade e participam em muitas conferências e seminários, nos quais é solicitada a partilha de experiências da Bosch com a comunidade científica ou empresarial.
A Bosch e a sua relação com os consumidores
A Bosch em Portugal, na sua relação com os consumidores, tem conduzido campanhas publicitárias que os informam sobre o impacto no ambiente da utilização de diferentes produtos, nomeadamente pela emissão de gases com efeito de estufa e pela utilização de recursos não renováveis, divulgando novas tecnologias disponíveis e apelando à utilização de produtos amigos do ambiente.
Ao longo destes anos de presença em Portugal, a Bosch tornou-se promotor e patrocinador de várias organizações não-governamentais sem fins lucrativos, criadas por iniciativa da sociedade para preencher lacunas em áreas como:
- a formação vocacional;
- a inovação;
- a inclusão social;
- o desenvolvimento sustentável.
Áreas onde as instituições públicas não estão presentes ou não consideram como prioritária a sua intervenção, tais como:
- ATEC (academia para a formação constituída pela Autoeuropa, Siemens e Bosch);
- COTEC (associação empresarial para promover a inovação como fator de competitividade);
- EPIS (associação empresarial para a prevenção do insucesso e abandono escolar);
- BCSD (conselho mundial para o desenvolvimento sustentável).
Para além disso são patrocinadas iniciativas de grupos de colaboradores ou das comunidades locais onde se encontram instaladas as fábricas da Bosch, no domínio cultural, social, desportivo e no apoio aos mais desfavorecidos, incapacitados ou excluídos socialmente.